O projeto A MESMA LUTA apresenta o olhar de Rosa Gauditano, fotojornalista paulistana que entre os anos 1974 e 1984 documentou a atuação das mulheres brasileiras nos movimentos sociais em São Paulo, Brasil.
As fotos colocam em perspectiva imagens dos ultimos 10 anos da Ditadura Militar e traz à luz as mulheres que foram às ruas se manifestar contra a violência e a carestia, pela igualdade racial e de gênero. Ao observarmos mais atentamente o conjunto de fotos de Rosa Gauditano, um detalhe salta aos olhos: as mulheres presentes nas manifestações com seus filhos e bebês. Especificidade histórica da trajetória feminina, não apenas no Brasil, as mulheres devem conciliar vida familiar e carreira, trabalho em dupla jornada e o exercício da cidadania.
A mulher brasileira é, portanto, uma guerreira, e suas esperanças, suas lutas e conquistas acompanham a história dos movimentos politicos no Brasil.
Este trabalho trazido para a cena artística contemporânea procura homenagear as mulheres que deram uma contribuição essencial à história da fotografia brasileira.
A iniciativa contribuirá enfim para romper com uma invisibilidade histórica à qual as fotógrafas mulheres têm se deparado desde sempre neste universo majoritariamente masculino.
Cristiane Rodrigues.
Curadora, Paris, França, 2018.