fbpx

A Natureza da Vida

Fernanda Magalhães

A Natureza da Vida

As produções que desenvolvo como artista, nestes últimos trinta anos, abordam as violências sobre os corpos através dos discursos, normas e padrões impostos na contemporaneidade.
A série A Natureza da Vida, em desenvolvimento a partir dos anos 2000, utiliza as linguagens foto.video.performance nas produções e problematizações propostas nos trabalhos.
A Natureza da Vida é realizada em locais públicos em diversas cidades do mundo, constituída por ações performáticas em que, quase sempre nua, poso para fotografias e vídeos realizados por diferentes fotógrafas(es) que participam do trabalho. As diversas ações realizadas acontecem em parques, praças e outros lugares públicos. Na sequência de outras séries, abordo questões do corpo através de um posicionamento político e sou fotografada discutindo padrões, estética e as diversidades. Uma ocupação do espaço, um posicionamento, colocar-se presente e visível.
As fotografias realizadas por estes múltiplos olhares são fundamentais na construção do trabalho. Imagens com olhares heterogêneos que compõem um conjunto de imagens singulares. A procura é por construir uma rede de imagens e interpretações sem um fio condutor mas, composto com múltiplos olhares e diferentes formas de apresentação.
O que conduz o trabalho é a proposta de artista que atua como ativadora da obra, na elaboração da proposta e no agenciamento de olhares e lugares, trazendo a cada ação um sentido, na passagem e sensações do corpo naquele momento/lugar em que performo posando para as câmeras. Após às performances outras etapas se desdobram como a edição das imagens, tratamento de cada série, as diferentes montagens e a apresentação dos trabalhos.
As montagem dos trabalhos seguem diferentes modos de finalização buscando potencializar cada imagem e cada olhar. Os espaços onde elas serão mostradas também contribuem nestas diferentes montagens e algumas edições são montadas para espaços específicos. Criação de mapas que se constroem, propondo, amarrando, trazendo sentidos, relacionando momentos, pessoas, imagens, lugares, montagens e exibições. Fotografias que afetam e instigam à indagações sobre os sentidos destes momentos.

A Natureza da Vida, Central Park, NY, 2000 por Luciano Pascoal
A Natureza da Vida, Jardin du Luxembourg, Paris, 2011 por Graziela Diez
A Natureza da Vida, Mar Negro, Anapa, Krasnodar, Russia, 2011 por Tanya Vasilyeva
A Natureza da Vida, Universidade Livre do Meio Ambiente, Curitiba, 2012 por Graziela Diez
A Natureza da Vida, Fortaleza, 2013 por Georgia Santiago
A Natureza da Vida, Cine Teatro Ouro Verde, 2013 por Luciano Pascoal
A Natureza da Vida, Semana das Cores, UEL, Londrina, 2013 por Eliza Prataviera
A Natureza da Vida, FotoBienalMASP, MON, Curitiba, 2013 por Graziela Diez
A Natureza da Vida, Silo, Londrina, 2013 por Graziela Diez
A Natureza da Vida, Ruido Gesto, Cidade de Rio Grande, 2015 por Claudia Paim
A Natureza da Vida, Tiradentes, 2017 por Sara Gehren
A Natureza da Vida, Performatus#2, Santos, 2017 por Luiza Prado
A Natureza da Vida, Fazendo Genero, UFSC, Florianópolis, 2017 por Cássia Furlan
A Natureza da Vida, Pluma Forte, Londrina por Gisele Cabrera
A Natureza da Vida, Bosque Central, Londrina, 2011 por Graziela
Fernanda-Magalhaes-perfil
Fernanda Magalhães
Londrina – PR
Artista visual  Fotógrafa  Pesquisadora
@fermaga62