fbpx

Jogo de Paciência

Ana Sabiá

2020

ana_sabia_jogodepaciencia_1-06546f13dd4332365e4ce1fca5e03a92

“Jogo de Paciência” acontece em consequência do isolamento necessário para o enfrentamento seguro contra a pandemia Covid-19. As dúvidas, inseguranças, ansiedades, o medo do contágio, além de todas as transformações psíquicas, sociais, econômicas e culturais decorrentes desse período inédito formam o estofo do trabalho e, claro, sem o qual não teria nascido. A ideia surgiu a partir de um lençol antigo, herdado da minha tia, que tem uma abertura central que convoca a ideia de moldura de porta-retrato. Um lençol branco é um elemento que perpassa muitas simbologias, do acolhimento do lar à assepsia hospitalar, vida-morte, bandeiras, religiões e festas. Aquele lençol-moldura tornou-se minha “folha em branco”, estrutura primordial na construção imagética do meu enfrentamento ao evento pandêmico.

Formalmente, meu trabalho se constrói a partir de autorretratos embora, na maioria deles, o meu rosto – elemento instaurado como afirmação identitária – está oculto. Essa escolha de suprimir minha face é um esforço consciente na proposição de que o trabalho dialogue para além da vivência individual, abarcando também experiências coletivas. Os lençóis brancos constroem uma espécie de plano espacial indefinido entre um estúdio, um palco cênico ou um quarto. Existe um corpo humano, centralizado nessa brancura amarrotada que performa com objetos, plantas e animais. Cada objeto é escolhido pela sua representação formal, utilitária, simbólica ou afetiva de acordo com os eventos que acontecem fora do isolamento mas que interferem na realidade isolada, e vice-versa.

A arte sempre dialoga entre o pessoal e o coletivo, de tal modo que essa relação é evidente no meu trabalho. As angústias sobre a pandemia e as tentativas de construção dos dias a partir dessa realidade inevitável é a urgência de todos nós. Como indivíduo, sou agente participativa da criação da realidade concreta. Nessa realidade somos agentes críticos e fazemos escolhas que configuram subjetividades. É uma relação de simultaneidade. Invento possibilidades de vida a partir da arte e reconfiguro códigos para pensar a vida.

ana-sabia
Ana Sabiá
Florianópolis – SC
Artista visual
@anasabia.as/