Paisagens de Arrasto

Vanessa Poitena

Vanessa Poitena-Paisagens de Arrasto-05

Paisagens de Arrasto é um projeto inspirado pela poesia Paisagem: como se faz de Carlos Drummond de Andrade e pela observação da paisagem de passagem que deixa rastros involuntários na nossa memória. Os lugares e espaços contemplados a partir de um veículo em deslocamento, despertou para o “vir a ser da paisagem”.

As fotografias foram realizadas pela tecnologia panorâmica do celular, pelo qual se observou através da percepção do tempo de sua constituição que inúmeros elementos passavam pela tela e, somente, alguns se fixavam enquanto imagem.

Resultou num projeto com processo de representação fotográfica na relação com o aparato técnico, no espaço-tempo e no diálogo com aspectos da construção de imagens pela nossa memória. Conceitualmente, este processo da tecnologia panorâmica dos celulares que importa o princípio do scan, despertou, analogamente, à pesca de arrasto de praia, a qual o avô da artista praticava, daí o nome Paisagens de Arrasto.

Vanessa Poitena-Paisagens de Arrasto-01
Vanessa Poitena-Paisagens de Arrasto-02
Vanessa Poitena-Paisagens de Arrasto-03
Vanessa Poitena-Paisagens de Arrasto-04
Vanessa Poitena-Paisagens de Arrasto-05
Vanessa Poitena-Paisagens de Arrasto-06
Vanessa Poitena-Paisagens de Arrasto-07
VanessaPoitena-20X20.jpg
Vanessa Poitena
São Paulo – SP
Artista visual  Curadora  Professora
@https://www.instagram.com/vanessapoitena/