
Terras e Travessias
Esta edição é dedicada à imagem-natureza.
As histórias precisam ser contadas e percebidas. As imagens geram memórias de um lugar e de um povo, cada corpo é uma jornada. Apresentamos um diálogo entre o fotojornalismo, a fotografia documental, crítica e poética como sentimento que gera reflexão.
Em texto especial para a revista, Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, lembra que alguns povos originários, resistiam ao serem fotografados, mas a atual geração descobriu que as imagens, quando feitas por eles, podem revelar e libertar a força de suas almas, afirmando sua identidade, cultura e autonomia.
Sempre há uma voz a ser ouvida e um rosto ou uma terra a ser fotografada. Foi assim que Paula Sampaio encontrou a Transamazônica e descobriu que é nas estradas que ela renova seus sonhos, faz planos e tem encontros, relata a artista em conversa com a jornalista Simonetta Persichetti.
Isis Medeiros viu o Brasil de 2013 em chamas e se entendeu como comunicadora popular das demandas sociais. Em 2015, o mundo viu a cidade de Mariana ser soterrada e depois, em 2018, foi a vez de Brumadinho. Para Isis, cada foto é uma morte e retornar a elas confirma o que já se perdeu.
Em 2015 o mundo viu a cidade de Mariana ser soterrada pela lama e depois, em 2018, foi a vez de Brumadinho. Para ela, cada foto é uma morte e retornar a elas confirma o que já se perdeu.
Fotojornalistas e documentaristas vivem diante da dor das outras pessoas, da fauna e da flora, como vemos em algumas das imagens de Amanda Perobelli, que entre coberturas da atualidade se dedica às tragédias climáticas e crises ambientais.
A representação da liberdade nas revoadas de Graciela Iturbe fazem da sua fotografia experiências vividas e sonhadas. Suas imagens passam pela dor, festas e silêncios. Olhou com muita potência para as mulheres, comunidades indígenas, populações desfavorecidas e para lugares não comuns, uma história pautada em visibilizar as pessoas através do seu ponto de vista diferenciado pela sua empatia.
Georgia Quintas apresenta Nunca Enganaremos, de Paula Pedrosa, e nos leva a enxergar as frestas, para então olhar o abismo que existia além das pedras e suas fendas. Imagens não estão necessariamente no mundo para provar algum contexto, estão também no mundo como possibilidade de alcançar a consciência de quem as observa.
Em Vestígios, Luciana Whitaker fotografa durante caminhadas pela Tijuca, e cria ensaio de uma floresta em movimento que esconde ruínas e retoma seu espaço natural. Como os povos originários, a floresta quer retomar ao seu território. Uma conexão que pode ser vista no ensaio Árvore de Palavra de Roberta Guimarães.
Como disse a Karla Martins, viver coletivamente, como árvores, como floresta, protegendo uns aos outros, é a melhor maneira de ter esperança e acreditar de verdade, em dias melhores para o mundo.
A revista é produzida por editoras, curadoras, pesquisadoras, entre outras atividades, e apresenta trabalhos de mulheres da imagem e fotografes, reforçando a representatividade em toda a cadeia produtiva da fotografia e do fazer editorial e cultural.
Formato 25 x 35 cm, papel Pólen Bold 90g, 64 páginas.
👉 Para adquirir a segunda edição – Terras e Travessias
👉 Acesso ao PDF da primeira edição – Memória
Obrigada por fortalecer o projeto Mulheres Luz, um manifesto de afeto, um movimento em rede 💛
Direção Geral | Mônica Maia
Projeto Gráfico | Thema
Edição de Arte | Thea Severino
Reportagens | Simonetta Persichetti e Georgia Quintas
Revisão | Ivana Debértolis
Tratamento de Imagem | Carol Lopes
Impressão | Cinelândia Gráfica
Tiragem| 500 exemplares
Realização | Revelar Brasil
Participam desta edição | Aline Motta, Amanda Leite, Amanda Perobelli, Ana Regina Nogueira, Evna Moura, Flora Negri, Gabriela Matoso, Gabriela Sá, Graciela Iturbide, Isis Medeiros, Janaina Wagner, Karla Martins, Kitty Paranaguá, Layla Motta, Lela Beltrão, Luciana Whitaker, Mara Sánchez-Renero, Márcia Foletto, Marina Silva, Paula Pedrosa, Paula Sampaio, Priscilla Buhr, Raquel Gandra, Roberta Carvalho, Roberta Guimarães, Valentina Tong, Walda Marques e Zuleika de Souza.
APOIE, ANUNCIE
Solicite informações de como apoiar o projeto.
CONTATO Sugestão de pautas para a plataforma, revista e midias. e-mail mulheresluz.fotografia@gmail.com
A revista Mulheres Luz é uma publicação independente da Revelar Brasil.